
A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública de Rondônia realizou a entrega do Selo Esperança Garcia a instituição e representantes da sociedade civil, a Coletivo Sankofa – Arte e Memória. O selo é promovido pelo Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil (CNODP), destinado a premiar instituições que adotam políticas de equidade racial e que fomentam estratégias de intervenção na ordem de exclusão social das pessoas não brancas.
O Selo foi recebido pela coordenadora e ativista social, Hana Lopes Pereira. O Projeto desenvolvido é intitulado “Vozes Ancestrais: Faces da História Negra na Amazônia”.
Para o ouvidor-geral, Hebert Novaes da Costa, a iniciativa reconhece e valoriza ações concretas de promoção da igualdade racial e de fortalecimento da memória e identidade do povo negro. Para o ouvidor, “o Selo Esperança Garcia simboliza o compromisso da Defensoria Pública e das ouvidorias com a escuta ativa da sociedade civil e com o enfrentamento das desigualdades estruturais que ainda persistem.”
Ao receber a homenagem, a coordenadora e ativista social Hana Lopes Pereira destacou a importância do reconhecimento institucional para iniciativas construídas a partir da base comunitária. “O projeto Vozes Ancestrais nasce do desejo de resgatar histórias silenciadas e reafirmar a presença negra na Amazônia. Receber o Selo Esperança Garcia é uma forma de dizer que nossas vozes importam e que a memória também é uma ferramenta de luta e transformação social”, afirmou.
