
Nesta sexta-feira, 17, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) participou da sessão solene de posse do novo procurador de justiça do Ministério Público de Rondônia (MP/RO), João Francisco Afonso. A solenidade ocorreu na sala do Colégio dos Procuradores do MP/RO, em Porto Velho, e marcou o fortalecimento da instituição no segundo grau de jurisdição.
A solenidade foi conduzida pelo Procurador Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, na presença dos demais procuradores de justiça da instituição. Estiveram presentes na solenidade membros do Tribunal de Contas do Estado, dos Poderes Legislativo, Judiciário e representantes de instituições militares.
Para marcar o rito da posse, João Francisco foi conduzido ao cargo pelo procurador de justiça por meio da assinatura e recebimento da carteira funcional, bem como pela condecoração com a Medalha da Ordem do Ministério Público, no Grau Grã-Cruz.

Em seu discurso,João Francisco o iniciou agradecendo familiares, amigos e personalidades importantes de sua trajetória, que contribuíram para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Como também destacou seu agradecimento pela função ministerial, ressaltando a importância da função para o bom funcionamento da justiça e para proteção e garantia de direitos de toda sociedade.
O Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza Lima, participou da solenidade e ressaltou a trajetória na carreira ministerial de João Francisco. “A posse do Dr. João Francisco Afonso como procurador de justiça é um merecido reconhecimento por seus 31 anos de atuação no Ministério Público. Em nome da Defensoria, temos certeza de que o Dr. João Francisco contribuirá imensamente para o fortalecimento do sistema de justiça em Rondônia.”
O Subdefensor Público-Geral, Diego César dos Santos, também esteve presente na solenidade.

Trajetória
Aprovado no VII Concurso para Promotores de Justiça, João Francisco Afonso ingressou no Ministério Público de Rondônia em 1994. Iniciou sua carreira na comarca de Costa Marques, sendo convocado para o Centro de Atividades Extrajudiciais (CAEX) em 1995, onde atuou até 1999.
Já em Porto Velho, teve passagens pelas Promotorias de Execução Penal, Meio Ambiente e Infância e Juventude. Em 2004, foi promovido para a Promotoria de Defesa da Probidade Administrativa, da qual foi titular pelos últimos 21 anos.