Pular para conteúdo principal

DPE: vídeo abordando medidas socioeducativas é inscrito no Cine Amazônia

Publicado em:

O vídeo “MSE – medidas socioeducativas, você sabe o que é? Fique fora dessa”, produzido pela bacharel em Direito e assessora da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE – RO), Ana Cristina de Paula Silva, foi inscrito no Cine Amazônia, maior mostra de cinema e vídeo da região Norte, para concorrer entre os curtas. Os vídeos inscritos na mostra serão selecionados até o final deste mês e exibidos em novembro. Este ano, o Cine Amazônia contará com a presença do cartunista Ziraldo, que fará a abertura do evento.

O vídeo explica de forma pormenorizada o que são as medidas socioeducativas, além de fazer um alerta aos adolescentes por meio de depoimentos de jovens que cumprem essas medidas, e de entrevistas com autoridades que atuam na área da Justiça, a exemplo da defensora pública Vanilda Contreiras, corregedora auxiliar da DPE – RO. “Deixamos claro que os jovens que cometem delitos são punidos, apesar da sociedade e dos próprios adolescentes imaginarem o contrário”, declarou a autora.

Os próprios jovens que cumprem as medidas socioeducativas, cujos depoimentos estão no vídeo, se dizem arrependidos dos atos que cometeram. “Eles revelam as dificuldades que enfrentam para sair das drogas e cumprirem as medidas socioeducativas”, destacou Cristina. O vídeo começou a ser produzido em 2009, quando Cristina ainda trabalhava no Judiciário, mas só em abril deste ano foi concluído.

A autora quer fechar parceria com as escolas da capital para utilizar o material na conscientização dos alunos do ensino médio e fundamental da rede pública e privada. Após a apresentação do vídeo, ela esclarece dúvidas e provoca debate entre os estudantes. Para a autora, está é a melhor forma de mostrar ao jovem que não compensa se envolver com drogas/ cometer atos infracionais.

 


Compartilhar

Skip to content