Pular para conteúdo principal

Oito defensores concursados tomam posse nesta terça (25)

Publicado em:

Os oito defensores públicos nomeados para o cargo de defensor público substituto, aprovados no III concurso público da Defensoria Pública do Estado (DPE-RO), serão empossados oficialmente nesta terça-feira (25), às 19 horas, durante solenidade a ser realizada no Primavera Eventos.

A Defensoria Pública conta atualmente com 43 defensores públicos. Com a nomeação dos concursados, esse número sobe para 51, quantidade ainda insuficiente para atender a demanda, segundo informou o defensor público-geral do Estado, José Francisco Cândido.

O DPG Cândido afirmou que devido ao número reduzido desses profissionais, tem núcleo da DPE na capital que chega a atuar em dez Varas, tendo à frente um único defensor público.

A DPE possui 23 núcleos de atuação no Estado, mas apenas dez deles possuem defensor público – Porto Velho, Ariquemes, Guajará – Mirim, Ouro Preto, Ji-Paraná, Vilhena, Rolim de Moura, Cacoal, Pimenta Bueno e Colorado.

Com a nomeação dos concursados, mais dois municípios estão sendo contemplados com esses profissionais: Jaru e Cerejeiras.

Os demais defensores nomeados serão lotados em Ji-Paraná, Ouro Preto, Ariquemes, Rolim de Moura e Guajara-Mirim. Eles irão suprir a carência de defensores públicos nessas localidades.

Para o DPG Cândido, o ideal é que a Defensoria conseguisse preencher as 30 vagas disponibilizadas no edital, “mas devido ao orçamento atual da instituição foi necessário, pelo menos por enquanto, adequarmos as nomeações a nossa realidade financeira”.


Compartilhar

Skip to content