Pular para conteúdo principal

Nove defensores públicos de RO participam do XI Congresso da categoria

Publicado em:

Pelo menos nove defensores públicos de Rondônia, entre eles o defensor publico – geral do Estado, Antonio Fontoura Coimbra, participam do XI Congresso Nacional de Defensores Públicos, cuja abertura ocorreu na noite desta quarta-feira, 13, no Centro de Convenções, em Vitória (ES), e encerra no sábado, 16.

O auditório ficou lotado de defensores públicos nacionais e estrangeiros, estudantes de Direito, juristas e estagiários que atuam na área jurídica. Com o tema “Defensoria Pública e seus novos desafios”, o congresso está sendo promovido pela Associação Nacional dos Defensores Públicos  – Anadep, em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Espírito Santo – Adepes.

Os discursos de abertura focaram a PEC 247-2013, conhecida como PEC da Defensoria para Todos, que vem sendo discutida nacionalmente e tem  como objetivo a universalização dos serviços da Defensoria Pública. A PEC propõe que em até oito anos exista número de defensores públicos suficiente para suprir a demanda em todas as comarcas no Brasil.

A Anadep está aproveitando o congresso para aprofundar o debate sobre essa questão – assunto esse que está relacionado diretamente com o amplo crescimento da Defensoria no país. “Por conta disso, foram montados painéis e palestras em diversos campos, como a atuação coletiva, individual, interdisciplinar e extrajudicial, com defensores públicos e especialistas renomados”, destacou a presidente da Anadep, Patrícia  Kettermann.

Homenagem

Na solenidade de abertura,  a defensora pública  Sueli Pletz Neder, que presidiu a Anadep em 1988 foi homenageada pelo trabalho que realizou na função de presidente e como defensora pública constituinte. O ex-presidente da entidade, André Castro, também foi homenageado com a Medalha de Mérito Profissional.

Livros

O congresso iniciou na manhã do dia 13, apesar da abertura ter sido à noite.  Com espaço aberto para discussões e debates, o evento conta com uma gama de lançamentos de livros de autores variados da área jurídica. Serão lançados 11 no total. A programação inclui ainda  concurso de Teses Exitosas e de Práticas Exitosas.

 


Compartilhar