Pular para conteúdo principal

Machadinho: Defensoria ministra palestra para menores infratores

Publicado em:

Lucas Couto fala aos adolescentes, pais e responsáveis

Lucas Couto fala aos adolescentes, pais e responsáveis

Com palestra incentivadora, traçando um paralelo entre a educação antiga e a atual, o defensor público Lucas Couto, coordenador do Núcleo de Machadinho do Oeste, falou, como convidado, aos jovens infratores e seus familiares por meio do projeto “Eu sou Capaz de Mudar”, idealizado pelo Ministério Público do Estado. (MPE-RO).

O projeto visa à conscientização dos pais ou responsáveis na educação de menores infratores, com a finalidade de que estes não voltem a praticar atos infracionais, bem como evitar que toda a família do menor conviva com a realidade perniciosa e alimentada por atos ilegais por ele praticados.

Além da exposição do defensor público, houve palestra também do chefe de cartório do Ministério Público, Paulo Henrique Vendrametto e da psicóloga do Município, Maristela Bandeira. Foram abordados vários temas relevantes, tais como família, ato infracional, educação, drogas e inserção do menor infrator na sociedade. No decorrer da palestra, os pais fizerem comentários e tiraram dúvidas.

De acordo com o defensor público, é notório que a incidência de menores em práticas delitivas é cada vez maior. “A sociedade intimidada protesta por mudança da maioridade penal e por mais rigor nas medidas socioeducativas, juntamente com políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente, visando reprimir, dentre outros, a reincidência”, frisou.

O ponto positivo dessa iniciativa, segundo Lucas Couto, é que pais e os adolescentes conseguem tirar dúvidas, receber orientação sobre temas de seu interesse e ver que outros também vivem a mesma situação e os mesmos problemas.

Para ele, o trabalho diferenciado do Ministério Público, com parceria da Defensoria Publica, é importante porque não foca apenas na aplicação das medidas socioeducativas, mas na efetiva educação dos jovens e familiares na construção de uma sociedade melhor.


Compartilhar

Skip to content