Pular para conteúdo principal

Machadinho: DPE-RO ministra palestra para jovens do Projeto Guarda Mirim

Publicado em:

Defensor público Lucas do Couto ministrando a palestra para os Guardas Mirins.

Defensor público Lucas do Couto ministrando a palestra para os Guardas Mirins.

No sábado, 12, a Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO) esteve presente em um encontro com jovens do Projeto Guarda Mirim de Machadinho do Oeste, na sede da Associação dos Agropecuaristas do Município (Aama).

Coordenando o encontro, estava o defensor público Lucas do Couto, que ministrou uma palestra sobre Direito e Justiça, na qual foram apresentados conceitos de Direito, Moral, Ética e Justiça. O defensor público buscou despertar, também, o motivacional de todas as pessoas atuantes no projeto Guarda Mirim.

O encontro contou ainda com sorteio e distribuição de camisas para jovens que respondem sobre as noções aprendidas com a palestra. No final os jovens puderam se servir de um lanche oferecido pela mãe de um dos guardas mirins.

Projeto Guarda Mirim

A Guarda Mirim é um projeto social com mais de 50 anos de existência realizado pela Polícia Militar (PM), que atende jovens de 14 a 18 anos. Dentre os principais pontos destacam-se a colocação no mercado de trabalho, embasada na lei do menor aprendiz, o projeto pré-profissionalizante, e a complementação educacional.

A finalidade do projeto é transmitir aos jovens adolescentes noções básicas de Direito e Ética, senso de responsabilidade, ordem e disciplina. Em Machadinho do Oeste o projeto está sob a coordenação do comandante da guarda municipal, soldado da PM Ernane, e conta hoje com 70 jovens e com a atuação voluntária de policiais militares.

Auxiliam também no desenvolvimento do projeto, a DPE-RO, o Ministério Público (MP) e o Poder Judiciário do Estado, por meio de destinação de valores, incentivo do auxílio da população ao projeto e palestras.


Compartilhar

Skip to content