DPE-RO participa de lançamento do Caderno de Conflitos no Campo na ALE-RO
Publicado em:

O defensor público João Verde França faz uso da palavra durante a audiência pública.
A Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) participou da audiência pública de lançamento do relatório, proposta pelo deputado Lazinho da Fetagro, em conjunto com a Comissão Pastoral da Terra (CPT Rondônia).
Na apresentação do relatório, Josep Plans, conhecido como Padre Zezinho, apontou que 86% dos assassinatos no campo de 2018 foram registrados na região da Amazônia Legal. A maioria no Estado do Pará (16).
O Estado de Rondônia fica na segunda posição com um total de 10 assassinatos em conflitos agrários, sendo que 4 ainda estão sob análise. No resto do Brasil, foram registradas quatro mortes.
O Defensor Público João Verde França, que atua na área de conflitos agrários da DPE-RO integrou a mesa de autoridades da sessão, e se manifestou lamentando-se pelo alto número de mortes e de casos de violência registrados no Caderno de Conflitos.
“Seria importante que houvesse a criação do Instituto de Terras do Estado, mais uma ferramenta na promoção da reforma agrária em Rondônia, uma vez que há muitas reclamações sobre a atuação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Estado”, comentou.
Fonte: Portal da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO).
Fotos: ALE-RO.
Compartilhar