Pular para conteúdo principal

Defensoria Pública de Rondônia realiza 1º Simpósio em Homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra

Publicado em:

No último dia 21 de novembro, segunda-feira, a Defensoria Pública do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Estudos da instituição, realizou o 1º Simpósio em Homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, no auditório do prédio-sede da instituição.

A abertura do evento contou com a mesa de autoridades presidida pelo Corregedor-Auxiliar da Defensoria Pública, Victor Hugo de Sousa Lima, e composta também pela Presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Rondônia (Adepro), defensora pública Débora Machado Aragão; pela Diretora do Centro de Estudos da DPE-RO, Silvia Raskovisch; e pelo defensor público Fábio Roberto de Oliveira Santos.
O Corregedor-Auxiliar, Victor Hugo de Sousa Lima, realizou a fala de abertura do Simpósio. “Realizamos hoje o evento em homenagem ao Dia Nacional em Consciência Negra, 20 de novembro, e aqui reitero: não basta apenas que não sejamos racistas, mas que também atuemos positivamente para a extinção do racismo enquanto indivíduos e como instituição. Continuemos, pois, na luta por uma Defensoria Pública antirracista”, concluiu o defensor público.

Após o desfazimento da mesa de autoridades, Silvânia Souza, servidora da Defensoria Pública, foi chamada para ocupar o seu lugar como mediadora do simpósio. Logo após foram convocadas as palestrantes para ocuparem os seus lugares.

Palestras

As palestras tiveram início com a fala da mãe Ana Carla Pereira da Costa, que discorreu sobre o tema: “Dificuldade das mulheres de axé nos ensinos de educação e mercado de trabalho”. Logo após, a dentista Vanessa Carvalho discorreu sobre o tema: “Odontologia sem Fronteiras”, seguida pela bióloga Ednair Rodrigues Nascimento, que tratou do tema: “Mulheres Negras como fazedoras de Cultura: Um recorte em Rondônia”.

Em seguida, a médica Joely Athina palestrou sobre o tema: “A construção da cumplicidade da Mulher Negra”. Na sequência, a palavra esteve com o defensor público Fábio Roberto de Oliveira Santos, que tratou do tema: “Racismo e Sexismo: Do Brasil Colônia aos dias de hoje”. Por último, palestrou a Médica Veterinária Régia de Lourdes Ferreira Pachêco Martins, que falou sobre o tema: “Impacto da Saúde nas Mulheres Negras”.


Compartilhar

Skip to content