Pular para conteúdo principal

Defensoria Pública de Rondônia realiza Simpósio em Homenagem ao Dia Da Consciência Negra

Publicado em:

No próximo dia 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, em referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares (1695).  A data foi estabelecida para celebrar e relembrar a luta da população negra contra a opressão e o racismo.

Nesse contexto que a Defensoria Pública do Estado de Rondônia realiza na segunda-feira, 21, o 1º Simpósio em Homenagem ao Dia da Consciência Negra com o tema: “Educação, arte e saúde da mulher negra”. O evento acontecerá no auditório do prédio-Sede da Defensoria Pública, com início previsto para às 14h.

Para o evento foram convidadas quatro palestrantes, mulheres negras, que apresentarão seus temas com a mediação da servidora da Defensoria Pública, assessora de Defensor Público e pesquisadora do grupo Ativista Audre Lorde (Unir), Silvania Pinto Souza.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário pelo link: http://dpero.link/consciencianegra.  A participação renderá certificado de 4 horas-aula.

Para conduzir o Simpósio em Homenagem ao Dia Da Consciência Negra, a Defensoria Pública convidou as seguintes palestrantes.

Vanessa Carvalho, que falará sobre o tema “Odontologia Sem Fronteiras”. Vanessa é dentista graduada pelo Centro Universitário São Lucas, ativista da ONG doutores da Amazônia, especialista em implantodontia pela FACSETE, especialista em prótese dentária pela SOEP, especialista em aperfeiçoamento em periodontia pela Unisl, especialista em aperfeiçoamento em Dentística Estética pela Apcd Soraia Beyruth Sp, habilitada em conceito Endo/restaurador e de retenção intraradicular, habilitada em estétitca anterior, maquiagem em compósitos.

Ednair Rodrigues Nascimento, que falará sobre o tema:  Mulheres Negras como fazedoras de Cultura: Um recorte em Rondônia. Ednair é graduada em Ciências Biológicas com especialização em Patrimonial cultural, mestrado em Paleontologia pela UFRGS e Doutoranda em Geografia pela UNIR. Integrante da Rede Mulheres na Paleontologia e participante do projeto de pesquisa: “Arqueologia Histórica em Porto Velho: coisas, pessoas, conflitos, apagamentos e resistência”.

Aulenilda Lopes de Oliveira, que falará sobre o tema: Educação e Religião. Aulenilda é filha de nordestinos, vindo a Porto Velho na época do ciclo da borracha.  Possui um trabalho há 49 anos, voltado às comunidades tradicionais e povos de terreiros.  Hoje é dirigente espiritual do templo TEUNLAR, Presidente da federação FECUARON. Já participou de vários conselhos. Faz parte da Comissão de criação do núcleo de combate aos crimes de intolerância, preconceitos e racismo religiosos da SESDEC. É conselheira no Conselho de Cultura Estadual, e defensora nata dos direitos das comunidades de terreiros.

Joely Athina Martins Rocha, que abordará o tema: A Construção da Cumplicidade da Mulher Negra. Joely é médica, graduada pelo Centro Universitário São Lucas. Enfermeira, graduada pelas Faculdades Integradas do Tapajós. Especialista em saúde da família. Especialista em Enfermagem em Nefrologia. Especialista em docência do ensino superior com ênfase em sistemas de saúde. Residência médica em andamento. Habilitada em transporte aeromédico. Habilitada em Segurança do Trabalho. Habilitada em Fisiologia Gastrointestinal Aplicada. Apta em sutura e habilitada em Atendimento Ambulatorial Pediátrico.

Régia de Lourdes Ferreira Pachêco Martins, que falará sobre o tema: Impacto da Saúde nas Mulheres Negras. Régias é Médica Veterinária graduada pela Universidade Estadual do Maranhão/UEMA (1985), Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ (2010). Tem especialização em Vigilância das Doenças Transmissíveis pela FIOCRUZ (2008) e especialização de Avaliação em Saúde pela FIOCRUZ (2012). Sempre atuou na Vigilância em Saúde, da SEMUSA, de Porto Velho. É docente do Centro Universitário Aparício Carvalho, onde ministra a disciplina de Medicina Preventiva e Epidemiologia II. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia. Atua principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia, vigilância e controle de doenças e agravos.

Ana Carla Pereira da Costa, que falará sobre o tema: Dificuldade das mulheres de axé nos ensinos de educação e mercado de trabalho. Conhecida como Mãe Ana do Boiadeiro. Ana Costa é Acadêmica em gestão comercial. Coordenadora do Grupo Mulheres de axé.Conselheira titular CEDM Militante pelo povo de terreiro Feminista.

Fábio Roberto de Oliveira Santos, que vai falar sobre o Tema: Racismo e sexismo: do Brasil colônia aos dias de hoje. Um grito de união e amor. Fábio é Professor. Defensor Público do Estado de Rondônia. Mestre-Univale/SC. Especialista pela Universidade Federal Fluminense-RJ. Comentarista Jurídica Voluntário da rádio CBN-Amazônia (coluna Conexão com Direito) e do Jornal de Rondônia (quadro Seus Direitos). Ativista negro dos Direitos Humanos e Educação em direito.

Simpósio em Homenagem ao Dia da Consciência Negra

Data: 21 de novembro de 2022 (segunda-feira)
Horário: a partir das 14h
Local: Auditório do prédio-Sede da Defensoria Pública do Estado de Rondônia. Avenida JorgeTeixeira, Nº 1722, Bairro Embratel. Porto Velho (RO).
Inscrições: online pelo link: http://dpero.link/consciencianegra, de 9 a 26 de março de 2020.


Compartilhar

Skip to content